A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade, atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e na reabilitação das pessoas, respeitando preceitos éticos e legais.

O Técnico participa como integrante da sociedade e das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população, respeitando a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana.

O Técnico em Enfermagem é o profissional que atuará, em conjunto com o enfermeiro, na prestação de cuidados aos pacientes em situações críticas e emergenciais, em todas as unidades hospitalares como: Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, UTI e Sala de Emergência, entre outros. Este profissional é ainda responsável pelo apoio a tarefas administrativas, como por exemplo, elaboração de escalas de trabalho.

O mercado de trabalho para o técnico de enfermagem não é restrito apenas aos hospitais. O profissional pode atuar em postos de saúde, laboratórios, ambulatórios de empresas, asilos e com “home care” (atendimento em domicílio). O profissional também pode atuar na área da saúde ocupacional, como técnico em enfermagem do trabalho.

Os Técnicos em Enfermagem representam a grande maioria do quadro de colaboradores do Serviço de Enfermagem. Com a expansão dos sistemas de saúde público e privado, o mercado para o Técnico em Enfermagem está aquecido, com infinitas oportunidades para os profissionais da área.